segunda-feira, 30 de junho de 2014

Nova ferramenta de avaliação ajuda escolas no investimento em novas tecnologias

Escolas interessadas em ampliar o nível de inovação têm à disposição um novo instrumento que pode ajudá-las na análise de suas práticas ligadas a tecnologias digitais e na tomada de decisão sobre futuros investimentos. A ferramenta, desenvolvida pelo Instituto Crescer para a Cidadania, funciona como uma auto-avaliação on-line e já está disponível gratuitamente na internet.

A análise oportuniza que as instituições de ensino avaliem de forma tangível os investimentos para a construção de uma educação 3.0, que diferentemente do formato de educação convencional, abusa de práticas com o uso da tecnologia.



O formulário de avaliação é simples e a recomendação é que seja preenchido coletivamente, por um comitê formado por representantes de professores, alunos, pais e familiares, funcionários e membros da comunidade onde a instituição está inserida.


O questionário aponta indicadores por dimensões – pedagógica, administrativa, financeira, infraestrutura, pais e familiares – a partir de perguntas sobre graus de frequência (sempre, às vezes, nunca), quantidade de equipamentos disponíveis, acessibilidade de internet sem fio, uso de dispositivos pessoais (celulares, tablets, etc).



Orientação de pesquisas na internet, utilização de jogos e recursos multimídia por educadores, entre outros recursos em que a tecnologia aparece para facilitar o desenvolvimento da vida escolar.


A partir dessas respostas a ferramenta indica quais são as práticas mais inovadoras e oferece subsídios para que as escolas saibam como trabalhar de forma eficiente com equipamentos e ao mesmo tempo valorizar outros fatores, como o conhecimento da realidade local. Além disso, o instituto pretende contribuir também para que governos tenham mais subsídios para avaliar oportunidades de investimento e formação de professores para uso de tecnologias digitais.



O Instituto Crescer promoverá o lançamento oficial do projeto em agosto, quando pretende oferecer um workshop para ensinar usuários a usar a ferramenta, de preferência para grupos de trabalho que unam diferentes atores da comunidade escolar. Coletivamente, eles acreditam, será mais fácil fortalecer a construção de políticas públicas para adoção de tecnologias digitais na educação brasileira.

Fonte: Cequipel


Instituto Crescer lança guia para promover formação de professores no uso das tecnologias digitais na sala de aula


O Instituto Crescer acaba de lançar um guia completo para auxiliar professores a adotar as tecnologias digitais nos processos pedagógicos. Organizado por Luciana Allan, Diretora do Instituto Crescer e Doutora pela Faculdade de Educação da USP com especialização em tecnologias aplicadas à educação, o livro Crescer em Rede - Um guia para promover a formação continuada de professores para adoção de tecnologias digitais no contexto educacional reúne um conteúdo bastante detalhado que traz o passo a passo para inserir a escola na realidade da Educação 3.0. O download da íntegra do guia pode ser feita em Crescer em Rede.



“Com a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, o processo de ensino e aprendizagem vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era pré-digital e não contava com recursos de interação e colaboração capazes de conectar mestres, estudantes e a sociedade civil de uma forma geral, independente de sua formação, cultura ou nação onde vivem. Este guia vem justamente ajudar os professores nesta transformação”, assinala Luciana Allan.

Segundo ela, com tantas ferramentas à disposição para aprender, acessar informação e compartilhar, esta geração de nativos digitais está exigindo das escolas uma veloz revolução nas metodologias de ensino capazes de sedimentar uma estrada sólida para a Educação 3.0, termo que vem sendo amplamente disseminado e que, entre outros fatores, define esta nova escola como uma instituição na qual alunos e professores produzem em conjunto, empregam ferramentas apropriadas para a tarefa e aprendem a ser curiosos e criativos.

Dividido em seis capítulos, o guia permite que um professor lidere um grupo de estudos na escola e desenvolva com seus pares uma série de reflexões e atividades práticas que ajudarão a entender este novo cenário e planejar novas estratégias de ensino. Ao colocar em prática os encontros propostos no guia, os professores poderão, por exemplo, avaliar quais são os objetos digitais de aprendizagem disponíveis nas escolas, como propiciar pesquisas eficazes na Internet, além de analisar a confiabilidade de uma informação.



“Ensinamos, de forma bastante didática, a trabalhar com recursos para produzir vídeos e fazer registros de projetos, como implementar a metodologia WebQuest para conduzir uma aprendizagem baseada em projetos, como trabalhar com blogs e mapas conceituais para mapeamento de informações”, relata Luciana Allan. “Os professores precisam aprender não apenas a usar as ferramentas tecnológicas, mas a como fazer uma gestão do conhecimento e como estimular seus alunos a desenvolver trabalhos colaborativos a partir do uso de recursos já disponíveis na Internet, como o Google Drive e as redes sociais. Abordamos também temas como segurança na Internet e ciberbullying”, acrescenta.

Download do guia Crescer em Rede

Fonte: Instituto Crescer

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